Orçamento secreto

Raspamos e organizamos dados da execução orçamentária das emendas de relator de 2020 e 2021, também conhecidas como RP9.

Prédio do Congresso Nacional à noite

Descrição

Em 2020, parlamentares do Congresso Nacional alinhados ao executivo federal ganharam controle de uma fatia significativa do orçamento público através das emendas de relator, também conhecidas por sua sigla orçamentária: RP9. Como o nome diz, essas emendas (i.e. modificações) feitas ao orçamento público proposto pelo executivo federal é realizada pelo relator, isto é, o parlamentar escolhido para avaliar esse projeto de lei orçamentária. Ao contrário do que era feito antes de 2020, as modificações realizadas foram muito significativas, alterando a destinação de bilhões de reais. Além disso, descobriu-se que as modificações seguiam orientações não publicizadas de outros parlamentares da base governista. A esse modo de operação do orçamento se deu o nome de "orçamento secreto".

A fim de ajudar a esclarecer o funcionamento desse uso do dinheiro público, realizamos uma raspagem, limpeza e organização de dados orçamentários disponibilizados pelo Portal da Transparência e pelos painéis do SIGA Brasil. Também coletamos e cruzamos com outras informações, por exemplo os municípios beneficiados e seus prefeitos eleitos em 2020. Os dados produzidos foram disponibilizados no github.

Dados produzidos

Resultados

Os dados produzidos foram utilizados por jornalistas para a elaboração de três reportagens, listadas abaixo: